Pagamentos por conta
Thread poster: Andreia Santos
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
Jul 27, 2009

Caros colegas,

Recebi a carta anual relativa à liquidação de IRS e fiquei a saber que terei de efectuar pagamentos por conta durante o ano de 2010. Isto é novidade para mim e gostaria de saber se é mesmo obrigatório efectuar estes pagamentos (ao que li, 3 vezes por ano: Julho, Setembro e Dezembro) e se há alguma alteração a fazer no preenchimento dos recibos verdes a partir do próximo ano. Uma última questão: o pagamento especial por conta é só para empresas ou também
... See more
Caros colegas,

Recebi a carta anual relativa à liquidação de IRS e fiquei a saber que terei de efectuar pagamentos por conta durante o ano de 2010. Isto é novidade para mim e gostaria de saber se é mesmo obrigatório efectuar estes pagamentos (ao que li, 3 vezes por ano: Julho, Setembro e Dezembro) e se há alguma alteração a fazer no preenchimento dos recibos verdes a partir do próximo ano. Uma última questão: o pagamento especial por conta é só para empresas ou também se aplica a tradutores independentes?

Obrigada e cumprimentos,

Andreia Santos
Collapse


 
Carla Araújo
Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
Pagamentos por conta Jul 27, 2009

Andreia,

Se vai fazer pagamentos por conta é porque tem IRS a pagar este ano.
São três parcelas iguais a pagar em Julho, Setembro e Dezembro.
Como o nome indica, são uma espécie de adiantamento do imposto que terá a pagar no ano que vem. Quando as finanças fizerem o cálculo do IRS de 2010, esse valor é descontado a seu favor.

Estes pagamentos não alteram em nada o preenchimento dos recibos e sim, são mesmo obrigatórios.


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Jul 28, 2009

Obrigada, Carla:-)

E relativamente ao pagamento especial por conta, este é só para empresas ou também se aplica a tradutores independentes?


 
Carla Araújo
Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
Acho que são coisas diferentes Jul 28, 2009

Contudo, mais vale confirmar com um contabilista ou nas Finanças.
Em princípio, o pagamento especial por conta é para empresas e não tem nada a ver com estes pagamentos.


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
É essa a ideia que tenho Jul 28, 2009

Contudo, vou confirmar com a contabilista, só pelo seguro...

Obrigada pela ajuda;-)

Andreia


 
Deborah do Carmo
Deborah do Carmo  Identity Verified
Portugal
Local time: 03:18
Dutch to English
+ ...
Some feedback Jul 28, 2009

Andreia Santos wrote:

Caros colegas,

Recebi a carta anual relativa à liquidação de IRS e fiquei a saber que terei de efectuar pagamentos por conta durante o ano de 2010. Isto é novidade para mim e gostaria de saber se é mesmo obrigatório efectuar estes pagamentos (ao que li, 3 vezes por ano: Julho, Setembro e Dezembro) e se há alguma alteração a fazer no preenchimento dos recibos verdes a partir do próximo ano. Uma última questão: o pagamento especial por conta é só para empresas ou também se aplica a tradutores independentes?

Obrigada e cumprimentos,

Andreia Santos


Hi Andreia,

Sorry for replying in EN, but here goes anyhow:

1. Yes, your provisional payments are compulsory. As already mentioned, it gets deducted at the end of the day from the final amount payable for the tax year so it's actually a good thing.

See this press release from the Minister of Finance: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/C669C2D0-07F8-433D-9DCB-A5D01922419A/0/Comunicado_MFAP_090717.pdf

This relates to the 2008 tax year (and the first payment for 2009 which is due now) but the same principle applies.

2. I don't know about 'special payment' but there is nothing stopping you as a freelance translator paying in more than you've been assessed for each payment in 2010 as a 'voluntary payment'.


 
Andreia Santos
Andreia Santos
Portugal
Local time: 03:18
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Yes Jul 29, 2009

Thank you for your comments.

Regards,

Andreia Santos


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Pagamentos por conta






Trados Studio 2022 Freelance
The leading translation software used by over 270,000 translators.

Designed with your feedback in mind, Trados Studio 2022 delivers an unrivalled, powerful desktop and cloud solution, empowering you to work in the most efficient and cost-effective way.

More info »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »